Ator e Dramaturgo
[ ? / ? /1932 <==> 13 / 08 / 1965]
Gláucio Gil foi um famoso dramaturgo e ator brasileiro de teatro e fundador do Teatro Santa Rosa junto com Hélio Bloch e Léo Jusi.
Escreveu peças como "Toda Donzela Tem Um Pai que é Uma Fera", que Roberto Farias levou para a tela, com o mesmo título da peça original, além de "Procura-se uma Rosa", que inspirou o filme italiano "Una Rosa per tutti", dirigido por Franco Rossi e estrelado por Cláudia Cardinale. "Toda Donzela Tem um Pai que é uma Fera" e o "O Bem Amado", foram dois dos maiores sucessos de Gláucio Gil no Teatro Santa Rosa.
Gláucio Gil, tido, pelos atores com quem trabalhou, como um empresário generoso, é desconhecido até mesmo pela maioria dos funcionários do teatro que também leva o seu nome e cujas paredes não possuem sequer uma única foto sua.
Gláucio Gil foi, também, apresentador e entrevistador de um programa da TV Globo, "Show da Noite", do gênero dos hoje chamados talk shows, produzido por Domingos de Oliveira.
Léo Jusi, ex-sócio de Gláucio Gil no Teatro Santa Rosa, diretor de teatro e professor universitário aposentado da cadeira de Produção e Direção Teatral, conta que conheceu Gláucio Gil na turma de teatro, ainda nos idos tempos do Conservatório Nacional de Teatro, no final dos anos 40.
A amizade foi quase imediata.
Gláucio Gil tinha um humor arguto, uma capacidade de observação incomum.
No início dos anos 60, em abril de 1961, mais precisamente, Léo Jusi, Hélio Bloch e o Gláucio Gil, adaptando um espaço antes destinado ao comércio, abriram o teatro Santa Rosa, assim batizado em homenagem ao artista plástico Thomaz Santa Rosa. Além de ter sido um dos maiores comediógrafos do país, Gláucio Gil foi o precursor dos talk shows.
O que pouca gente sabe é que Gláucio Gil e Ziraldo foram relações-públicas da revista "O Cruzeiro", uma publicação com tiragem semanal gigantesca para o seu tempo, mais de 700 mil exemplares. Gláucio Gil foi, também, muito ligado ao dramaturgo Nelson Rodrigues.
A atriz Íris Bruzzi lembra que atores e atrizes eram muito mimados por Gláucio no Teatro Santa Rosa. Nas matinées, às quintas e domingos, tinham um farto buffet, antes e depois dos espetáculos. Rosas, bilhetinhos carinhosos, pagamentos extras eram constantes.
Apesar de dar seu nome a um teatro e a uma avenida no Rio de Janeiro, pouco se sabe sobre a vida de Gláucio Gil, que nasceu em 1932, e foi uma das personalidades mais populares da televisão brasileira, nos anos 60, e um dos importantes nomes do teatro carioca.
Em 1961, juntamente com os colegas e amigos Léo Jusi e Hélio Bloch, abre o Teatro Santa Rosa, batizado em homenagem ao artista plástico Thomaz Santa Rosa, no Rio de Janeiro.
Foi nesse espaço que monta sua comédia "Toda Donzela Tem Um Pai que é Uma Fera", em que atua como ator ao lado de Joana Fomm, e que Roberto Farias levou para o cinema, com Reginaldo Farias, e outro texto seu de um ato:| "Procura-se uma Rosa", que inspirou o filme italiano "Una Rosa per tutti", dirigido por Franco Rossi, com Cláudia Cardinale.
Também no Teatro Santa Rosa, é o ator principal de um dos grandes sucessos da época, a montagem de "O Bem Amado", de Neil Simon, ao lado de Iris Bruzzi.
Além do teatro, é o precursor dos talk shows, no início da televisão brasileira, apresentando o programa "Show da Noite" no início da TV Globo.
Além de ter sido um dos maiores comediógrafos do país, Gláucio foi o precursor dos talk shows.
Causa da Morte:
Gláucio Gil morreu prematuramente de um ataque cardiáco diante das câmeras de TV, quando apresentava o programa "Show da Noite" no início da TV Globo , aos 33 anos, no dia 13 de agosto de 1965, dez minutos depois da introdução, quando proferiu o texto: "Hoje é sexta-feira, 13 de agosto. Dia aziago, mas até agora vai tudo caminhando bem, felizmente".
Causa da Morte: Infarto.
Sepultamento: Cemitério São João Batista.
R General Polidoro, s/n -
Botafogo.
Cidade do Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[22°57'32.18"S / 43°11'16.92"W]
[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
__________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
__________________________________________________________